Parceria: Unioeste e Associação de Medianeira buscam qualificação do setor empresarial

Parceria: Unioeste e Associação de Medianeira buscam qualificação do setor empresarial

O convênio mantido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), visando a execução do projeto PEIEX - Programa de Qualificação para Exportação, busca qualificar empresas da região para atuar no mercado exterior. Para dar continuidade, no último dia 16, a Unioeste assinou um termo de cooperação junto à Associação Empresarial de Medianeira (ACIME).

Com este termo, a ACIME, como promotora de condições de formação e desenvolvimento de seus associados e, por consequência, da região, pode atuar como mediadora entre a Unioeste e as empresas, possibilitando o conhecimento do programa aos seus associados, bem como intermediando o acesso entre estes e a Unioeste.
 
A professora Dra. Maria da Piedade Araujo, explica que o Núcleo Operacional da Unioeste tem por meta qualificar 200 empresas das regiões Oeste e Sudoeste em um período de 24 meses. “Este termo de parceria firmado com a ACIME é de extrema relevância, pois a associação comercial e industrial de Medianeira já conhece o perfil das suas empresas associadas, o que facilita o contato do nosso técnico extensionista. Ou seja, quando o técnico já recebe as indicações feitas pela ACIME, a prospecção se torna mais efetiva. Pelo lado da ACIME, ela contará com associados bem qualificados para a exportação; o que melhora não só o desempenho da empresa, mas da associação, por meio das empresas associadas”, explica.
 
Para o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, essa parceria entre a Universidade, a Associação e o Programa é fundamental. “Essa oportunidade dada para universidade e para o PEIEX nos ajuda muito na prospecção de empresas. A Unioeste está aberta às parcerias, mas é importante quando ela encontra uma parceria como em Medianeira. Aqui temos um grande parceiro que tem feito a diferença nesse Programa tão importante para auxiliar os empresários na exportação”.
 

A presidente da Associação Comercial de Medianeira, Rita Maria Schierholt, afirma que quando teve conhecimento do programa, não teve dúvidas dessa parceria. “Para nós, vai de encontro com a nossa missão de evoluir, e capacitar nossos empresários. Tudo que vier para somar e desenvolver nossas empresas, somos parceiros, porque é o que buscamos para nossos empresários. Que cada vez mais eles cresçam e se desenvolvam, porque precisamos do desenvolvimento do município e da região como um todo. Estar com a Unioeste só nos traz benefício”.




Texto: Ana Cauneto
Sob supervisão de: Patrícia Bosso
Foto: ACIME


Imprimir