Formaturas: Mais de 80 alunos do EAD colam grau na Unioeste

Previous Next

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) deu início às cerimônias de formatura da 2ª turma do curso de Tecnologia em Gestão Pública modalidade do Ensino a Distância (EAD), 2020. Respeitando todos os protocolos de distanciamento impostos pela OMS e do Governo do Estado, até o momento 58 formandos colaram grau, sendo a primeira formatura realizada no dia 17 no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), abrangendo os polos de Foz de Iguaçu e Céu Azul e a segunda, no último dia 24 do em Guaraniaçu, os polos de Guaraniaçu, Nova Santa Rosa e Ubiratã. A próxima colação será no dia 31, em Francisco Beltrão, que abrangerá os polos de Dois vizinhos, Pato Branco, Santo Antônio do Sudoeste e Francisco Beltrão.

No total, esse ano, serão 86 formandos distribuídos nos polos de Foz do Iguaçu, Céu Azul, Guaraniaçu, Nova Santa Rosa, Ubiratã, Santo Antônio do Sudoeste, Pato Branco e Dois Vizinhos.

Para o reitor da Unioeste, professor Alexandre Webber, o EAD na Universidade é uma expansão. “Se nós que defendemos o ensino público, gratuito e de qualidade não conseguimos entender que temos que chegar o mais longe possível para alcançar todos aqueles que querem fazer um curso superior, o que nós estamos fazendo lá. Então, o EAD, nos deu a possibilidade de passar os limites do Estado do Paraná, e cada depoimento dos alunos, nos deixa muito felizes em não termos desistido dessa batalha”, salientou o reitor lembrando ainda que neste momento tão difícil que passa a humanidade devido a pandemia “a nossa universidade teve que se reinventar e  atender toda a demanda da sociedade e o EAD continuou, não deixando nada a desejar pois tem a mesma qualidade do curso presencial com conceito quatro. A universidade pública ela não apenas forma ela transforma e vocês são produto dessa transformação da sociedade”, finalizou.

Na ocasião da formatura em Guaraniaçu, a coordenadora do curso, professora Aline Dario Silveira, ressaltou que os alunos formados carregarão consigo o conceito quatro. “Presenciamos a segunda colação do curso de Gestão Pública, momento em que a Unioeste entrega a sociedade profissionais capacitados na gestão de organização públicas que irão desenvolver atividades como formulação, avaliação e gestão de políticas públicas, desenvolver soluções também visando eficiência, eficácia e efetividade de práticas gerenciais e de modelos de gestão pública. Momento também para agradecer a Unioeste por oportunizar a formação dos cidadãos em profissionais, essa incessante dinâmica de construção e compartilhamento de conhecimento”, exaltou.

Já a professora Elenita Conegero Pastor Manchope, representando na ocasião o pró-reitor de Graduação Eurides Kuster Macedo Junior, exaltou o esforço dos acadêmicos que cursaram uma graduação à distância e lembrando todo empenho da direção da Universidade em montar e manter o curso com tanta qualidade. “A educação a distância possibilita o acesso ao ensino superior. Gostaria de parabenizar os formandos. Primeiro, por passarem pela primeira etapa que foi o vestibular e depois, por persistirem, porque tenho certeza que tiveram muitas dificuldades. E com a ajuda de seus familiares, conseguiram ter o sucesso nessa trajetória”.

A coordenado geral do Núcleo de EAD na Unioeste, professora Beartriz Dal Molin, disse estar honrada em ser a escolhida como patronesse da turma. “Quero agradecer, sensibilizada, a escolha de meu nome como patronesse dessa turma de corajosos e vencedores. Que Deus sempre abra a todos uma seiva de luz e sucesso em suas vidas pessoais e profissionais. O mundo os aguarda. E essa luz será importante para que não fraquejem diante das dificuldades. Entregamos a sociedade profissionais formados para atuar com competência, honestidade, e acima de tudo com humanidade e espírito de luta”, frisou.

Já o coordenador do Polo de Céu Azul, na formatura realizada em Foz do Iguaçu, Jorge da Silva, disse estar honrado em participar de um evento tão grandioso como foi a cerimônia daquele polo e fazer parte da vida dos alunos naquele momento. “A importância é que aqueles que não tiveram acesso pelas mais diversas razões, em virtude de sua condição de vida, econômica, social ou até educacional, é uma forma de oportunizar a todos que tenham um ensino de excelência ofertado por uma universidade pública”.

Polo Guaraniaçu

Para formanda Maria Rita da Rosa, de Cascavel, a conclusão do curso foi uma vitória. “Profissionalmente muda tudo, agora tenho mais segurança, posso atingir outros objetivos e continuar estudando. Trabalho na saúde pública, então já vou englobar junto também”.

Ediane Pereira de Ubiratã, também disse que nunca havia feito uma graduação. “É um momento inesquecível e único. Profissionalmente e intelectualmente muda tudo. É uma conquista”.

Já na sua segunda gradação, Claudete Barbosa Martins, de Nova Laranjeiras, disse estar vivendo um momento muito especial. “É uma conquista. Já é minha segunda graduação, mas é um momento muito feliz, porque foi muito batalhado. Foi difícil, teve dias de choro, dias sem dormir, mas chegamos aqui. É um passo a mais de conhecimento, sou professora, e é uma área totalmente diferente. Estou preparada para aplicar o que aprendi”.

Após essa conquista, Dean Lucas Lopes, de Marechal Cândido Rondon, disse que planeja fazer alguma especialização e iniciar outra graduação “É minha primeira formação, já tentei fazer outras, mas acabei trancando. Surgiu a oportunidade de fazer essa, a distância, algo inovador e com menos tempo para formação. Eu pretendo fazer concurso público, e pensei em uma forma rápida para conseguir uma graduação. É uma sensação única, só quem se forma sabe o que estamos sentindo nesse momento. Apesar da pandemia e das dificuldades, está sendo muito gratificante”.

Polo Foz do Iguaçu

Gilson Garcia, que colou grau no polo do Foz do Iguaçu, se disse também  muito orgulhoso por mais esse passo em sua carreira pública. “Tenho formação em Jornalismo, atuei em várias tv’s de Foz, e agora estou na área pública. Tive a oportunidade de estar nessa tão respeitada Universidade, que é a Unioeste, fiz o curso e agora consegui a formação. É um passo a mais naquilo que pretendo. Estou num serviço público e essa formação vem coroar o que tenho buscado, que é fazer algo com mais propriedade, trabalhar com mais conhecimento, e hoje a Unioeste me proporcionou através dessa formatura”.

Em Guaraniaçu. ainda participaram da cerimônia de formatura o prefeito Osmario de Lima Portela, as coordenadoras dos polos de Guaraniaçu, professora Lourdes Rotta; de Nova Santa Rosa, professora Nelci Vinciguerra Schimidt e de Ubiratã, professora Vilma Penedo. Além da paraninfa da turma Sandra Natista Ribeiro. Já pelo sistema on-line prestigiaram a formatura a coordenadora adjunta do Neaduni de Letras Libras - bacharelado professora Lúcia Tureck; coordenadora do curso de Leras -licenciatura professor Carmen Terezinha Baungartner; coordenador de Tecnologia do Neaduni e do setor de Informática do Campus de Cascavel, Cássio Frederico Moreira Druziani.

Equipe ACS

Imprimir