Histórico

O Laboratório de Botânica da Unioeste, campus de Cascavel, teve seu início em junho de 1997 quando da entrega do prédio de biomédicas. O laboratório atendia inicialmente aos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), ao curso de Farmácia e Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, para as práticas das seguintes disciplinas: Fisiologia vegetal (Bacharelado e Licenciatura), Sistemática de Criptógamas e Micologia (Bacharelado e Licenciatura), Sistemática de Fanerógamas (Bacharelado e Licenciatura), Sistemática Filogenética (Bacharelado), Anatomia e Morfologia vegetal (Bacharelado e Licenciatura), Evolução e Sistemática Filogenética (Licenciatura), Introdução a Pesquisa (Bacharelado), Botânica e Plantas Medicinais (para o curso de Farmácia da Unioeste) e Biologia Geral (para a Engenharia Agrícola). Atualmente além das disciplinas da graduação atende também as disciplinas da Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (Ecologia de Algas, Qualidade Ambiental, Anatomia Ecológica de Plantas Vasculares, Florística e Restauração Ecológica).

Aula pratica para curso de Ciências Biológicas - Licenciatura:

bot 6

O laboratório de Botânica conta hoje com um acervo de 1200 amostras de algas, fungos, briófitas, licófitas, samambaias, gimnospermas e angiospermas, além de exsicatas para as aulas práticas dos referidos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Unioeste. Essas amostras referem-se aos principais grupos taxonômicos abordados nas disciplinas da graduação e pós-graduação, com poucos exemplares de plantas com interesse econômico e de uso comum. Além disso, o acervo do laboratório necessita permanentemente de reposição e manutenção, uma vez que o material muitas vezes frágil com o tempo de uso perde suas características morfológicas, sendo necessário a reposição constante para a correta utilização nas aulas práticas e para atender o público.

bot 1

Nos últimos anos os esforços científicos da área têm aportado recursos financeiros para a melhoria em termos de material de consumo, reagentes e vidrarias a fim de melhor atender a comunidade acadêmica e aos visitantes da Unioeste. Em 01 de março de 2021, aprovamos o projeto de extensão: “Conhecendo as plantas do nosso cotidiano: de algas a plantas com flores”, Cadastro de CR nº 61655/2021, que disponibilizará visitas técnicas de alunos do ensino fundamental, médio ou graduação, com o objetivo de mediar conhecimento sobre a Botânica da região e promover o conhecimento da Biodiversidade por meio do desenvolvimento de atividades interativas com os alunos visitantes do Laboratório de Botânica.

bot 2 

Acesse

Pró-Reitorias

Gabinete

Programas Institucionais

Núcleos

Órgãos Suplementares

Assessorias

Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.