Estrutura e Equipamentos

Espaço físico do laboratório:
O LAPEMH consiste de duas (2) salas especialmente construídas para abrigar o laboratório no prédio do Colegiado do Curso de Fisioterapia.
Sala 1 - (7m x 4,5m = 31,5 m2): designada a preparação de coletas de dados, processamento de dados por alunos, mesa de controle dos equipamentos, discussões em grupo, sala da coordenação e almoxarifado do laboratório.
Sala 2 - (8,5m x 8,5m = 72,25 m2): Sala principal designada e preparada exclusivamente para a coleta de dados e desenvolvimento de pesquisas e projetos cadastrados no laboratório. Nela se encontram a maioria dos equipamentos do laboratório.
Sala 3 - (4m x 4m): Sala principal de reuniões de grupo, processamento e análise de dados

Equipamentos:
2 eletromiógrafos, sendo:
1 Sistema de coleta de dados EMG 1000 Lynx tecnologia com 8 canais EMG e 4 canais para instrumentação de sinais biológicos. Trata-se de um equipamento portátil que permite coletas à distância ou fora do LAPEMH.
1 Sistema de coleta BIOEMG 1100 Lynx tecnologia com 12 canais de EMG, unidade de paciente e mais 6 entradas para sinais biológicos totalmente sincronizado com os demais sistemas do laboratório por meio de luz (LED) e sinal elétrico (trigger de 5V). Este equipamento possibilita a observação simultânea dos sinais eletromiográficos e das grandezas físicas envolvidas no movimento já que possui dois canais para sincronização analógica.
- 1 Plataforma de força AMTI modelo OR6-7 (AMTI, EUA) + pacote de coleta e análise de dados AMTI Netforce e AMTI Bioanalisys. Este sistema nos permite mensurar as três componentes de força, seus momentos correspondentes e as coordenadas do COP.
- Sistema de análise de movimento composto por 4 câmeras JVC de alta resolução (60Hz, desentrelaçado) que estão sincronizadas com o sistema de sinais biológicos.
- 1 Plataforma de baropodometria eletrônica (64 cm x 52 cm) AM3 Footwork Pro, França, composta por 4098 sensores de pressão.
- 1 Eletrogoniômetro uniaxial Lynx tecnologia.
- 3 Células de carga (50kgf, 100kgf e 500kgf) que nos permitem mensurar forças de grupos musculares acoplando ao sistema de análise de sinais biológicos.
- 1 Acelerômetro triaxial, Lynx Tecnologia.
- 5 microcomputadores que são utilizados para coleta e análise de dados no laboratório.
- Projetor Multimídia Epson S10+
- 4 HD’s externos para arquivamento de dados.
- 2 Notebooks para coleta de dados remota e análise de dados.
- 2 No breaks 1,5KVA e 1 de 600VA que garantem o funcionamento dos principais equipamentos do LAPEMH, mesmo durante pequenas quedas de energia.
- 1 kit Balança digital e cronômetro.
- 1 Sistema de posturografia dinâmica.
- 1 Esteira ergométrica profissional Embrexx.
- 1 Sistema de trilhos para sustentação parcial de peso indivíduos até 120Kg.
- Kit completo de treinamento e análise de tarefas por meio de jogos em realidade virtual (Plataforma Nintendo Wii).
- Plataforma de caminhada de 8 metros, para análise de marcha.
- Sistema de plataforma de contato e 4 fotocélulas Hidrofit.

Softwares utilizados no LAPEMH:
MatLab v.7.0 (Mathworks)
Sistema de coleta de dados biológicos AQDados 7.02 Lynx Tecnologia
Sistema de análise de dados biológicos AqDAnalisys da Lynx Tecnologia.
Software de coleta de dados de vídeo VirtualDub
Software de coleta e análise de dados de vídeo KINOVEA
Software de análise estatística SPSS v.17
Software de coleta de dados da plataforma de força AMTI Netforce
Software de análise de dados da plataforma de força AMTI Bioanalisys

Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.