Frouxo

Tecido Conjuntivo Propriamente Dito Frouxo

Beu, C.C.L.; Guedes, N.L.K.O.; De Quadros, Â.A.G.¹

    O tecido conjuntivo frouxo contém grupos de fibras dispostas frouxamente e muitas células, não havendo predominância de um elemento estrutural em relação a outro.  Além de fibroblastos e macrófagos, há, neste tecido, outros tipos celulares, como as células migratórias – que participam de mecanismos de defesa e migram dos vasos sanguíneos locais, em resposta a determinados estímulos. Também estão presentes no tecido conjuntivo frouxo, fibras colágenas e elásticas.

    O tecido conjuntivo frouxo é flexível, bem vascularizado e resiste pouco a trações. Por isso, suporta estruturas que sofrem pequenos atritos ou pressão. Este tipo de tecido conjuntivo pode ser encontrado entre grupos de células musculares, nas papilas da derme, na hipoderme, nas membranas serosas e nas glândulas; também suporta células epiteliais e forma camadas em torno de vasos sanguíneos.

¹ Como citar:

  • Nas referências: BEU, C.C.L.; GUEDES, N.L.K.O; DE QUADROS, Â.A.G. Tecido conjuntivo, 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 de mar. 2017. (conforme data de acesso ao site);
  • No texto: Beu et al. (2017) ou (BEU et al., 2017).
 
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.