Matéria no site da UNIOESTE: Mapeamento de soja mostra que Cascavel é maior produtor do Paraná

download

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Laboratório de Estatística Aplicada (LEA) e do futuro Núcleo de Geotecnologias e Ciência de Dados (GeoScience), do Campus de Cascavel, sob a coordenação do professor Dr. Jerry A. Johann e colaboração de alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia Agrícola (Pgeagri) realizaram o mapeamento de áreas de soja, para o ano-safra 2017/2018, para o Estado do Paraná, por meio da utilização de  Imagens de Satélites Orbitais e técnicas de Sensoriamento Remoto. 

De acordo com o professor Dr. Jerry Johann, “o Sensoriamento Remoto é uma valiosa ferramenta, pois possibilita o monitoramento agrícola do vigor e da cobertura vegetal do solo, em escala regional. Desta forma, tem-se dados sobre o tipo de cultura implantada e da sua distribuição espacial, o que permite a quantificação de área das culturas mapeadas, trazendo objetividade e rapidez na Previsão de Safras Agrícolas”.

O professor explica que trabalha com mapeamento de culturas agrícolas desde 2013, orientando desde então, vários alunos e com inúmeras publicações em congressos e revistas científicas. Entretanto, no início de 2018, firmou uma cooperação técnica com o professor Dr. Carlos Antonio da Silva Júnior, da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) que idealizou e coordena o projeto SojaSat, o que abriu a possibilidade de ampliar a divulgação dos resultados das pesquisas de forma online. Assim, o mapeamento de soja, propriedade a propriedade, dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foram realizados pela Unemat e, do Paraná, pela Unioeste. 

A intenção é ofertar, à toda cadeia produtiva da soja, informações sobre a real dimensão desta cultura no Estado, tão logo a safra acabe. Isto porque a soja tem grande importância econômica nas exportações, sendo a principal commodity da agricultura brasileira. Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor mundial, com produção estimada em 114,9 milhões de toneladas em 33,3 milhões de hectares (Conab). O estado do Paraná é o segundo maior produtor, com cerca de 20% da produção nacional da oleaginosa. Os 20 municípios como maior área são mostrados na Figura 1, sendo Cascavel, o com maior área de cultivo de soja, representando 9,50% da área do Oeste Paranaense e 1,97% da área do Paraná.

Plataforma
As áreas cultivadas de soja, para safra 2017/2018, estão disponíveis na plataforma online SojaSat (http://pesquisa.unemat.br/gaaf/sojasat) (Figura 2). Assim, os interessados podem obter dados relativos as áreas municipais com soja, proporções de área de soja do município em relação a área de soja da mesorregião ou estado, assim como, a metodologia que foi empregada no projeto, detalhada no “Relatório Técnico-Científico SojaSat” (http://pesquisa.unemat.br/gaaf/publicacoes). 

O professor ainda explica que o mapeamento implica num minucioso processo de seleção espacial e temporal de imagens de vários satélites orbitais, com posterior processamento digital destas imagens, por meio de algoritmos, que permitem a identificação das culturas agrícolas implantadas na região de interesse. Todo o processo de mapeamento e validação, no Paraná, levou cerca de 70 dias para realização pela equipe. 

Com isto, o Núcleo GeoScience e LEA da Unioeste, mostra o potencial e a inovação tecnológica de suas pesquisas e a relevância que projetos desta envergadura, desenvolvidos por seus professores pesquisadores, têm, com vistas a atender aos interesses do agronegócio paranaense.

Equipe que realizou o Mapeamento de Soja no Paraná:

Coordenador do Núcleo GeoScience e LEA:
Prof. Dr. Jerry Johann

Equipe de colaboradores:
Alex Paludo (Mestrando PGEAGRI)
Willyan Ronaldo Becker (Doutorando PGEAGRI)
Kleberson Rodrigo Nascimento (Mestrando PGEAGRI)
Laíza Cavalcante de Albuquerque Silva (Mestranda PGEAGRI)
Jonathan Richetti (Doutorando PGEAGRI)
Helton Aparecido Rosa (Doutorando PGEAGRI)
Thiago Berticelli Ló (Doutorando PGEAGRI)
Eduardo Matias Rambo (Mestrando PGEAGRI)
Marcelo Henrique de Oliveira Santos (Grad. Eng. Agrícola)
João Felipe Cesar Silveira (Grad. Eng. Agrícola)
Lucas Eduardo de Carvalho (Grad. Eng. Agrícola)
Paloma Pamela Siqueira (Grad. Eng. Agrícola)
Gabrielly Mottin Fernandes (Grad. Eng. Agrícola)
Flavio Matheus Minikoski (Grad. Eng. Agrícola)
Nicolas Jacob (Grad. Eng. Agrícola)
Humberto João Comineti (Grad. Eng. Agrícola)
Guilherme Capelleti (Grad. Eng. Agrícola)

Link: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/maisnoticias/42224-mapeamento-de-soja-mostra-que-cascavel-e-maior-produtor-do-parana

Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.