Entrevista à CATVE - Soja representa quase metade da área de Cascavel, aponta estudo

Soja representa quase metade da área de Cascavel, aponta estudo

(29/06/2018)

Área de cultivo de soja é de 95 mil hectares, enquanto município tem cerca de 210 mil hectares

Um estudo recente realizado por pesquisadores do campus de Cascavel da Unioeste, batizado de SojaSat, apontou que o município tem a maior área de cultivo de soja no Paraná, com 95 mil hectares.

Para se ter uma ideia do quanto a cultura representa ao município, a área de cultivo de soja representa quase metade da área total de Cascavel, que tem aproximadamente 210 mil hectares.

De acordo com o coordenador do projeto, Jerry Johann, o mapeamento mais preciso permite sabe exatamente onde cada propriedade está localizada, ao contrário de balanços divulgados por órgãos públicos, que disponibilizam dados apenas quantitativos.

O professor afirma ainda que as informações disponibilizadas pelo SojaSat são importantes aos municípios da região, que têm na agricultura o principal motor da economia.

Dos 20 maiores municípios produtores de soja do Paraná, sete deles estão na região Oeste. Cascavel lidera o ranking estadual, seguida por Toledo e Assis Chateaubriand.

Para o engenheiro agrônomo, Modesto Daga, a preferência dos produtores pela soja ocorre por conta rentabilidade maior em relação a outras culturas, como o milho, por exemplo.

Ele afirma ainda que, apesar de a área cultivável se manter, há uma expectativa pelo crescimento da produção de soja. Isso se dá pelo aumento no uso da tecnologia e na "especialização" dos agricultores.
Redação Catve.com

Entrevista em: 

Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.