Histórico

Os cursos de licenciatura da Unioeste, embora tenham suas especificidades, apresentam pontos comuns que suscitam um debate constante e permanente, como, por exemplo, os aspectos teórico-metodológicos relacionados à formação docente. Por meio do incentivo, da implementação e da promoção de atividades de pesquisa e extensão, de caráter interdisciplinar, na formação dos docentes e discentes e da consolidação de um espaço institucional de formulação de diretrizes político-pedagógicas comuns, procura-se orientar as atividades nos cursos. Com o objetivo de atender a essa necessidade foi criado o Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino - NUFOPE. O reconhecimento institucional ocorreu com a aprovação da Resolução Nº 085/2010-COU, de 9 de julho de 2010.

O NUFOPE tem por finalidade integrar as licenciaturas da Universidade, na promoção: (I) de ações articuladas, conjuntamente com demais setores da universidade, como a Pró-Reitoria de Extensão e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares, entre os cursos e os Núcleos Regionais de Educação e as Secretarias Municipais de Educação; (II) da articulação entre as pesquisas desenvolvidas nos cursos de licenciatura e as práticas pedagógicas escolares, respeitando as singularidades de cada instância educativa; (III) da realização de atividades em pareceria com outras IES, no âmbito da formação docente e na prática de ensino.

O NUFOPE pretende garantir não somente a interlocução entre as licenciaturas, mas destas com os professores/alunos dos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica e os grupos socialmente vulneráveis. Destaca-se a preocupação com os problemas relacionados ao processo de produção/socialização do conhecimento, visando debater, integrar e traçar atividades de ensino, pesquisa e extensão requeridas para garantir a qualidade do processo de formação docente inicial e continuada, o qual exige, também, o constante aperfeiçoamento dos elementos administrativos, pedagógicos, acadêmicos e políticos da Universidade.

O diferencial e ineditismo do Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino - Nufope, é possibilitar a integração dos diversos cursos de licenciatura da Unioeste de modo a criar mecanismos para promover um diálogo permanente com as Instituições de Educação Básica na busca de subsídios de análise, reflexão e (re)construção do processo de formação de professores na Universidade, estabelecendo vínculos entre a formação inicial, continuada e formação do professor de ensino superior que atua em nossa Universidade.

Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.