Sobre

O Herbário UNOP, uma coleção científica de plantas secas, organizadas e preservadas, está
localizado no município de Cascavel, região Oeste do Paraná, uma área com flora pouco conhecida e próxima de remanescentes florestais importantes como o Parque Nacional do Iguaçu, Parque Estadual do Rio Guarani, Parque Estadual da Cabeça do Cachorro, Parque Estadual do Guartelá e RPPN Fazenda Santa Maria.

Foi regulamentado pela instituição em 2009 (resolução 073/2009 - COU, de 25 de junho de 2009) e reúne amostras coletadas principalmente no Oeste do Paraná, outras regiões do estado, além de doações e parcerias estabelecidas em projetos com coletas em outras áreas do Brasil e do exterior.O herbário foi criado em 1996 pelo Dr. Bartolomeu Tavares, especialista em diatomáceas. Atualmente é coordenado pela Dra. Lívia Godinho Temponi, especialista em Araceae, e as coleções específicas organizadas pelas especialistas em Characeae, Dra. Norma Catarina Bueno (UNOP-Algae) e Cyperaceae, Dra. Shirley Martins Silva (UNOP). Conta também com a participação dos alunos do Programa de Pós-Graduação.

Está vinculado ao campus de Cascavel, na Rede Brasileira de Herbários e os dados informatizados a partir do software BRAHMS são disponibilizados no speciesLink. Imagens da exsicatas estão sendo disponibilizadas em parceria com os projetos Herbário Virtual REFLORA e INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos.

Recentemente, em 20 de janeiro de 2017, o Herbário UNOP foi inserido no Index Herbariorum, uma associação internacional com cerca de 3.000 herbários coordenado pela Dra. Barbara M. Thiers, pesquisadora do New York Botanical Garden's Virtual Herbarium.

O acervo possui cerca de 13.000 amostras e os grupos mais representativos são: Chlorophyta (1.565), Rubiaceae (690), Charophyta (612), Fabaceae (467), Araceae (461), Asteraceae (291), Myrtaceae (184), Poaceae (121) e Cyperaceae (71).

  • Unopa
  • Unopa
 

Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.