Os textos aqui disponibilizados possuem o propósito de auxiliar nas discussões pedagógicas de alguns elementos que constituem o trabalho docente: planejamento, avaliação, metodologia, relação professor (a) e aluno (a) e atualidades.
Estes textos não assumem o papel de direcionar, modificar ou substituir o referencial teórico próprio de cada subprojeto do PIBID, apenas de contribuir nos estudos já realizados, caso sejam considerados pertinentes.
A cada três meses, serão realizadas alterações nesta listagem de textos, com exclusão e inclusão de novos referenciais, para tal contamos com a colaboração de vocês no envio de material, que poderá ser encaminhado para os e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Esperamos contribuir no desenvolvimento dos subprojetos da Unioeste.
Att.
Equipe PIBID
Título |
Acesso |
A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente
|
|
A reforma educacional na América Latina no contexto de globalilzação
|
|
A relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem
|
|
A Síndrome de Burnout e o trabalho docente
|
|
A sociedade da informação e seus desafios
|
|
Aprendizagem Significativa - um conceito subjacente
|
|
As percepções de professores acerca das condições de trabalho e sua relação com a aprendizagem profissional no início da carreira
|
|
Atividades discursivas nas salas de aula de ciências - uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensinoAtividades discursivas nas salas de aula de ciências - uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino
|
|
Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais
|
|
Avaliação Educacional - Uma abordagem à luz das revistas científicas brasileiras
|
|
Base Nacional Comum Curricular
|
|
Cibereducação - tensões, reflexões e desafios
|
|
Contexto escolar e indicadores educacionais
|
|
Cultura e interculturalidade na educação popular
|
|
Cultura, culturas e educação
|
|
Diretrizes estaduais para uso de tecnologias educacionais
|
|
Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais
|
|
Formação de Professores e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem - Ensinar para a Compreensão
|
|
Formação de Professores em Ciências Sociais - desafios e possibilidades a partir do Estágio e do PIBID
|
|
História da formação de professores
|
|
História dos livros e das edições didáticas - sobre o estado da arte
|
|
Intercultura e educação
|
|
Mediação didática na formação do futuro professor da escola básica
|
|
Multiculturalismo e currículo em ação - um estudo de caso
|
|
Novos rumos para o laboratório escolar de ciências
|
|
O diálogo nas relações escolares e na atuação docente
|
|
O legado de Pestalozzi, Herbart e Dewey para as práticas pedagógicas escolares
|
|
O ovo ou a galinha - a crise na profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira
|
|
O planejamento do ensino básico e o compromisso social com a educação e com letramento
|
|
Planejamento de ensino na educação física - Uma contribuição ao coletivo docente
|
|
Planejamento de ensino como ferramenta básica do processo ensino-aprendizagem
|
|
Reflexão sobre alguns desafios do Ensino Médio no Brasil
|
|
Sala de aula é lugar de brincar
|
|
Tornando-se professor de ciências - crenças e conflitos
|
|