Histórico

A Unioeste-Foz teve seu início através da criação da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Foz do Iguaçu - FACISA em agosto de 1979 pela FUNEFI - Fundação Educacional de Foz do Iguaçu, oferecendo os cursos de Administração e Ciências Contábeis.

De abril de 1987 a dezembro de 1987, a entidade mantenedora passou a ser a Fundação Federação de Instituições do Ensino do Superior do Oeste do Paraná, constituindo-se no grande marco do processo de estadualização das Faculdades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo e Marechal Cândido Rondon.

O Decreto nº 399 de 27 de abril de 1987, institui a Fundação Federação Estadual de Instituições de Ensino Superior do Oeste do Paraná e nomeou também a comissão de Implantação da FUNIOESTE. A Lei nº 8.680 de 30 de dezembro de 1987, autorizou o Poder Executivo a instituir a Fundação Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ou seja, transformou a Fundação Federeção em Fundação Universidade. O Decreto nº 2.700 de 27 de janeiro de 1988 (DOU nº 2.700 28.01.88), criou a Fundação Universidade Estadual do Oeste do Paraná e nomeou a Comissão de Implantação para representar o Estado na instituição e instalação da Fundação.

A partir de Janeiro de 1988 a entidade mantenedora passa a ser a FUNIOESTE - Fundação Universidade Estadual do Oeste do Paraná, conforme Decreto nº 2.352 de 27 de janeiro de 1988 - DOU nº 2700 de 28.01.88. Em 16 de Julho de 1991 através nº 9.663 o Governador transforma as Fundações Estaduais em Autarquias.

Em 23 de dezembro de 1994 com a publicação da Portaria nº 1784-A do Ministério da Educação e do Desporto, foi reconhecida a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, com seu novo Estatuto e Regimento de forma Multi-Campi, transformando-as em Campi da UNIOESTE.

Instalações Físicas

1979 - Iniciou as atividades no prédio da ACIFI e depois nas dependências da Escola Parigot de Souza, que nela permaneceu até 1982.
1982 - Com o contrato de comodato assinado com o Estado, a FACISA passou a ocupar as dependências do Colégio Estadual Barão do Rio Branco.
1985 - Com a implantação dos Cursos de Letras e Turismo passou a ocupar parte das dependências do Colégio Anglo-Americano da Vila A, cedidas em comodato, paralelamente ao Colégio Barão do Rio Branco.
1991 - A Direção do Colégio Anglo-Americano não concorda com a renovação do contrato de comodato e a FACISA muda-se para o antigo Colégio Anglo-Americano da Vila C. Ocupando parte das instalações, cedidas pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, onde permaneceu até a construção da Sede Própria.
1995 - No dia 14 de fevereiro, já como UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu, por iniciativa do Diretor Administrativo Prof. José Vicente Corrêa Rodrigues, a Instituição muda-se para a sua sede própria, na Estrada de Furnas, km 1,3 ocupando, 36 (trinta e seis) salas de aula e instalando em uma delas, provisoriamente, a parte administrativa.
1997 - No dia 17 de janeiro de 1997, o governador Jaime Lerner inaugura as instalações do Campus de Foz do Iguaçu, com a participação do Reitor da UNIOESTE, Prof. Erneldo Schallenberger, do Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Sr. Euclides Girolamo Scalco, Sr. Harry Daijó, Prefeito Municipal, assina convênio entre a UNIOESTE, o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Itaipu Binacional para que o Instituto de Educação Ambiental faça parte do Campus de Foz do Iguaçu.

Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.